domingo, 24 de novembro de 2013

Persépolis - Marjane Satrapi

Título: Persépolis
Autor: Marjane Satrapi
ISBN: 9789896661120
Editora: Contraponto
Número de páginas: 352
Género(s): Autobiografia; Novela Gráfica; Histórico


"Na vida vais conhecer muita gente estúpida. Se te magoarem diz a ti próprio que é porque são estúpidos. Isso vai ajudar-te a não reagir à sua crueldade. Porque não há nada pior que ser amarga e vingativa... Mantém sempre a tua dignidade e sê fiel a ti própria." 


Crítica Literária:
Andava a querer ler este livro há bastante tempo já que muitos amigos meus já o tinham lido e recomendado. Por outro lado, não sou muito de ler novelas gráficas e, anos depois da última vez que li uma, decidi dar uma oportunidade a este livro já que achei a história apelativa. 
O que achei acerca do trabalho artístico deste livro é que o mesmo é extremamente simples, preto e branco e não é um tipo de ilustração muito chamativo. Isto não me incomodou, especialmente porque eu não estava a ler o livro pelas ilustrações ou pelo seu valor artístico mas sim porque a história me parecia interessante. Depois de concluir a leitura cheguei à conclusão o estilo simples dos desenhos é uma coisa positiva já que, enquanto as ilustrações e a história de certa forma "combinam", uma não retira atenção à outra e em vez disso complementam-se. Não nos distraímos com o trabalho artístico em detrimento da trama. 
A trama refere-se a uma história honesta de uma família durante vários dos conflitos iranianos. É uma família de gente boa, que faz o que está ao seu alcance para viver o melhor possível (especialmente porque são de inclinação liberal) durante a confusão política que se instala no Irão. A história é-nos contada da perspectiva de Marjane enquanto criança, adolescente e adulta; adorei o quão honesta esta é e do facto de ter aprofundado bem os factos, ligando a situação iraniana e a vida durante os conflitos sociais e políticos às acções e escolhas da protagonista, mesmo enquanto adulta a viver na Europa. A acção flui com facilidade e é bem-humorada e séria nos momentos certos. Apesar de ter passado por momentos complicados na sua vida, apreciei o facto dos eventos serem descritos sem um toque de "auto-comiseração" ou sem a protagonista culpar outrém pelas suas escolhas. 
No fundo é uma história interessante do ponto de vista histórico e pessoal que nos capta a atenção e nos dá vontade de saber mais sobre os envolvidos. Recomendo. 


Escrito por GC

0 Review(s):