terça-feira, 19 de novembro de 2013

A Visita da Velha Senhora - Friedrich Dürrenmatt

 Título: A Visita
Autor:
Género(s): Tragicomédia; Peça de Teatro.


«Eu sinto-me como se me estivesse a tornar num assassino lentamente. A minha fé na humanidade é escassa. E por saber disso, tornei-me num bêbado

Crítica Literária:
Der Besuch der Alten Dame no título original em alemão, esta é uma história excelente onde o autor conduz o leitor a uma espécie de viagem, que começa com um maravilhoso e solarengo dia e, de repente, se descobr que afinal se calhar seria algo diferente...
O tema desta história é óbvio. Retrata uma visita especial de uma velha senhora a uma cidade que a expulsou quando era jovem. Estava tudo quase igual desde que ela tinha deixado o local, excepto o facto da cidade estar prestes a falir, por isso a sua chegada mudou esta situação, até porque ela se tornou uma pessoa muito rica o que a tornou a pessoa mais poderosa da cidade, pelo que tinha todo o local sob seu comando. As personagens achavam que precisavam do seu apoio, porque vai melhorar a situação da cidade, logo fariam o que ela pedisse. Então o que acontece se ela quiser um homicídio? É uma tragicomédia que explora temáticas de amor, dinheiro, poder e justiça. A Visita da Velha Senhora é genial na descrição súbtil das atitudes das pessoas daquela cidade. Há uma alusão aos países que começam guerras com pretextos de justiça, bem como tenta mostrar como as pessoas conseguem ver esta situação como normal e até mesmo inevitável. É uma peça instigante que nos encoraja a reflectir sobre as situações críticas nela mencionadas. Terá que ler para descobrir como se sentiria sobre isso! Fará com que pense no que a sociedade pode fazer se forem persuadidos. É uma história sobre um acordo imoral... ou será sobre a sua recusa? Irá a cidade ignorar a problemática que é um assassinato? Você aceitaria isso? Conte-me a sua posição depois de ler o livro, por favor.
Eu tive que ler esta tragicomédia de Dürrenmatt para a aula de Literatura, na Universidade, e esperava que fosse cansativa ou mais do mesmo, como acontece com as mesmas histórias que que nos são ensinadas nas aulas, mas revelou-se algo diferente. Devia ler e perceberá o sentimento. Um bom sentimento, na minha opinião. Provavelmente irá descobrir o autor no seu melhor!

Resumo: A Visita da Velha Senhora, Friedrich Dürrenmatt (Goodreads)

Escrito por TH.

0 Review(s):