segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A Senhora das Especiarias - Chitra Banerjee Divakaruni

Título: A Senhora das Especiarias
Autor: Chitra Banerjee Divakaruni
ISBN: 9789722017336
Editora: Dom Quixote
Número de páginas: 336
Género(s): Romance; Fantasia

“Cada dia tem uma cor, um cheiro” 

Crítica Literária: 
Primeiro que tudo gostaria de começar por dizer que li muitos outros livros escrito por esta autora e que os adorei. Na verdade, Chitra Banerjee Divakaruni é uma das minhas autoras preferidas. Esse foi o motivo que me fez querer ler este livro. Apenas podia assumir que, depois de viagens incríveis pela cultura indiana em que já embarquei nos seus livros, que este não poderia ser menos bom. 
Infelizmente não gostei muito da historia ou dos seus personagens assim como da escrita propriamente dita que, embora muito bela e lírica, se tornou cansativa e "irritante" pouco depois dos primeiros capítulos. Por outro lado, não considerei que a trama estivesse bem desenvolvida, de todo. Penso que este livro tinha potencial mas acabou por ficar aquém das minhas expectativas. O livro está recheado de "clichés", não só no que toca à cultura indiana (o que é surpreendente, considerando o background cultural da autora) mas também no que toca à cultura americana. Ao mesmo tempo penso que isto talvez se deva ao tipo de linguagem escolhido - muito lírico, como mencionado acima -, a trama tornou-se repetitiva brevemente após o ínicio da mesma. Eu sou uma grande apreciadora de personagens bem desenvolvidas e considero-as cruciais para manter o interesse na história, estas não captaram a minha atenção. Achei-as extremamente uni-dimensionais e, como consequência, não tive grande interesse em descobrir o desenvolvimento da sua história. 
O final, por sua vez... bem... foi muito açucarado e "foleiro" para o meu gosto, à falta de melhor forma de o descrever. 
Em geral este livro fez-me sentir que desperdicei o meu tempo e pareceu-me uma versão mal conseguida do livro Como Água para Chocolate em vez do conto de fadas moderno que queria ser. 


Escrito por TH

1 Review(s):

Sílvia Ávila disse...

Nunca li nada dessa autora, gostei da critica em especial do foleiro :D