domingo, 6 de outubro de 2013

Drácula - Bram Stoker

Título: Drácula
Autor: Bram Soker
ISBN:
9721035289
Editora:
Europa-América

Número de páginas:
416
Género(s): Clássico; Fantasia; Horror



«Eu condeno-te à morte em vida. À fome eterna de sangue vivo.»

Crítica literária:
 Quando eu penso em vampiros o meu primeiro pensamento é o nome "Drácula" até mesmo antes de ter lido esta obra. Eu sempre gostei deste tipo de histórias com lobisomens, vampiros, zombies e outras criaturas como estas. Daí que tenha adicionado este livro ao conjunto de livros que quero ler.
Um dia passei por uma livraria e comprei-o. Comecei a lê-lo. Depois parei. Depois recomecei a lê-lo outra vez... e depois parei uma vez mais. Parecia que estava a ler o livro há anos. Eu não gosto de descrições longas e a escrita de Stoker é cheia disso. No entanto, de facto a meio do livro eu consegui descobrir a magia desta história. Nós só temos que a ler com os olhos da pessoa que não leu as mais recentes obras sobre vampiros.
Inicialmente estava perdida entre todas as personagens e descrições, mas depois percebi que eu estava a gostar realmente desta história ao invés do 'cliché' do vampiro da ficção moderna. Agora sinto-me infeliz pela reviravolta que este género sofreu, já que penso que se tornou lamechas e acabou por perder a sua magia inerente. Acho que se nós lermos sobre esta temática há uns anos atrás, era verdadeiramente credível e isso era incrível. Os bebedores de sangue parecem reais!
 Na minha opinião, vampiros não foram criados para serem heróis ou adoráveis. É suposto serem horrivelmente bonitos, o que é mais facilmente identificável como real. Uma personagem que é amaldiçoada a viver para sempre mantendo a sua sede insaciável pelo sangue dos vivos. Esta é a descrição de vampiro que eu gosto: a versão Drácula. A descrição que parece efectivamente real.
Este é um clássico da literatura e um dos livros que devia ler antes de morrer e possivelmente reler. Então, se ainda não o leu, pense nisso! Até mesmo porque é a história perfeita para uma noite de inverno. Num tempo em que esteja a chover lá fora, esteja frio e tenha um cobertor quente, pipocas e este livro especial sobre as tempestades dos mortos-vivos!..

Resumo: Dácula, Bram Stoker (Goodreads)
Escrito por TH.

0 Review(s):