terça-feira, 8 de outubro de 2013

Viagem ao Mundo da Droga - Charles Duchaussois

 Título: Viagem ao Mundo da Droga
Autor: Charles Duchaussois
ISBN: 9723810875
Editora: Livros do Brasil 
Número de páginas: 418
Genero(s): Clássico; Verídico; Filosofia; Viagem.



«Flash, em inglês, quer dizer: relâmpago.
Para um drogado significa: espasmo.»

Crítica Literária:
Realidade: a palavra que caracteriza o livro a par do título.
Dramático. Chocante. Genuíno. Estas são as palavras que enfatizam esta crítica, já que estas são as palavras perfeitas para descrever este livro. Eu recomendo-o vivamente! Considero que é particularmente importante que os jovens o leiam, para que não caiam na tentação deste vício que anda sempre por perto. É uma excelente viagem a um mundo da droga através dos olhos de uma pessoa que viveu neste mundo à parte e que acabou por viver diversas aventuras incríveis.
O livro retrata diversas aventuras e diferentes países e culturas, mas lembra-nos sempre o nosso país (não importando qual seja, mesmo que seja diferente), na minha opinião. É tudo igual, com pequenas diferenças. Todos nós cometemos erros. Alguns de nós pequenos e outros grandes erros, mas nós somos todos iguais e frequentemente fazemos as mesmas coisas. Esta história prova-nos isso, no meu ponto de vista.
Este é um livro que nos guia ao abismo, dirigidos por um narrador auto-diegético. Por sorte nenhum de nós conhece o final deste abismo, mas todos nós conhecemos o caminho para lá chegar e ficamos a conhecer mais ou menos como ele é...
Leia este livro e faça uma autêntica viagem ao mundo da droga, ficando a conhecer cada beco, cada esquina e cada característica mais de perto, sem danificar o seu corpo e mente ficando viciado nos químicos descritos. Faça esta viagem e perceba todas as palavras para que não seja necessária uma difícil reabilitação mais tarde ou pior... Para que entenda que quem sofre/sofreu como o narrador, precisa do seu apoio.

Resumo: Viagem ao Mundo da Droga, Charles Duchaussois (Goodreads)

Escrito por TH 

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A Senhora das Especiarias - Chitra Banerjee Divakaruni

Título: A Senhora das Especiarias
Autor: Chitra Banerjee Divakaruni
ISBN: 9789722017336
Editora: Dom Quixote
Número de páginas: 336
Género(s): Romance; Fantasia

“Cada dia tem uma cor, um cheiro” 

Crítica Literária: 
Primeiro que tudo gostaria de começar por dizer que li muitos outros livros escrito por esta autora e que os adorei. Na verdade, Chitra Banerjee Divakaruni é uma das minhas autoras preferidas. Esse foi o motivo que me fez querer ler este livro. Apenas podia assumir que, depois de viagens incríveis pela cultura indiana em que já embarquei nos seus livros, que este não poderia ser menos bom. 
Infelizmente não gostei muito da historia ou dos seus personagens assim como da escrita propriamente dita que, embora muito bela e lírica, se tornou cansativa e "irritante" pouco depois dos primeiros capítulos. Por outro lado, não considerei que a trama estivesse bem desenvolvida, de todo. Penso que este livro tinha potencial mas acabou por ficar aquém das minhas expectativas. O livro está recheado de "clichés", não só no que toca à cultura indiana (o que é surpreendente, considerando o background cultural da autora) mas também no que toca à cultura americana. Ao mesmo tempo penso que isto talvez se deva ao tipo de linguagem escolhido - muito lírico, como mencionado acima -, a trama tornou-se repetitiva brevemente após o ínicio da mesma. Eu sou uma grande apreciadora de personagens bem desenvolvidas e considero-as cruciais para manter o interesse na história, estas não captaram a minha atenção. Achei-as extremamente uni-dimensionais e, como consequência, não tive grande interesse em descobrir o desenvolvimento da sua história. 
O final, por sua vez... bem... foi muito açucarado e "foleiro" para o meu gosto, à falta de melhor forma de o descrever. 
Em geral este livro fez-me sentir que desperdicei o meu tempo e pareceu-me uma versão mal conseguida do livro Como Água para Chocolate em vez do conto de fadas moderno que queria ser. 


Escrito por TH

domingo, 6 de outubro de 2013

Drácula - Bram Stoker

Título: Drácula
Autor: Bram Soker
ISBN:
9721035289
Editora:
Europa-América

Número de páginas:
416
Género(s): Clássico; Fantasia; Horror



«Eu condeno-te à morte em vida. À fome eterna de sangue vivo.»

Crítica literária:
 Quando eu penso em vampiros o meu primeiro pensamento é o nome "Drácula" até mesmo antes de ter lido esta obra. Eu sempre gostei deste tipo de histórias com lobisomens, vampiros, zombies e outras criaturas como estas. Daí que tenha adicionado este livro ao conjunto de livros que quero ler.
Um dia passei por uma livraria e comprei-o. Comecei a lê-lo. Depois parei. Depois recomecei a lê-lo outra vez... e depois parei uma vez mais. Parecia que estava a ler o livro há anos. Eu não gosto de descrições longas e a escrita de Stoker é cheia disso. No entanto, de facto a meio do livro eu consegui descobrir a magia desta história. Nós só temos que a ler com os olhos da pessoa que não leu as mais recentes obras sobre vampiros.
Inicialmente estava perdida entre todas as personagens e descrições, mas depois percebi que eu estava a gostar realmente desta história ao invés do 'cliché' do vampiro da ficção moderna. Agora sinto-me infeliz pela reviravolta que este género sofreu, já que penso que se tornou lamechas e acabou por perder a sua magia inerente. Acho que se nós lermos sobre esta temática há uns anos atrás, era verdadeiramente credível e isso era incrível. Os bebedores de sangue parecem reais!
 Na minha opinião, vampiros não foram criados para serem heróis ou adoráveis. É suposto serem horrivelmente bonitos, o que é mais facilmente identificável como real. Uma personagem que é amaldiçoada a viver para sempre mantendo a sua sede insaciável pelo sangue dos vivos. Esta é a descrição de vampiro que eu gosto: a versão Drácula. A descrição que parece efectivamente real.
Este é um clássico da literatura e um dos livros que devia ler antes de morrer e possivelmente reler. Então, se ainda não o leu, pense nisso! Até mesmo porque é a história perfeita para uma noite de inverno. Num tempo em que esteja a chover lá fora, esteja frio e tenha um cobertor quente, pipocas e este livro especial sobre as tempestades dos mortos-vivos!..

Resumo: Dácula, Bram Stoker (Goodreads)
Escrito por TH.

sábado, 5 de outubro de 2013

As Bruxas de Salém - Arthur Miller

Título: As Bruxas de Salém
Autor: 

ISBN: 
0142437336
Editora:
Penguin Books
Número de páginas:
143
Género(s):
Clássico, Peças de Teatro

  
"Até uma hora antes da queda do Diabo, Deus achava que ele era belo no Céu"



Crítica Literária:
Definitivamente não esperava gostar tanto deste livro como gostei. Era suposto lê-lo para uma cadeira na universidade e achava que ia ser completamente aborrecido. Bem, retiro tudo o que disse. Assim que comecei a ler não consegui parar. 
Este livro é sobre os julgamentos de Salem, Massachusetts. Mas mais do que isso, centra-se no que realmente aconteceu nesta "caça às bruxas", obviamente as pessoas que aqui morreram não eram bruxas ou pecadoras, o que vemos é o que acontece quando o poder cai nas mãos erradas e como as pessoas utilizam o seu poder para perseguir vinganças pessoais. 
Os personagens são incríveis, todos eles, até os que têm um papel menor estão extraordinariamente bem desenvolvidos. Conseguimos visualizar estas pessoas na nossa cabeça. Os meus preferidos foram Abigail e Marry Warren, no entanto Elizabeth também é incrível, sendo que conseguimos percepcionar a típica mulher tradicional, meiga, cujo papel na vida é agradar o marido e ser uma pessoa religiosa. Giles Corey é outro excelente personagem com um papel interessantíssimo na trama. Mas pronto, dá para perceber que eu acho que estes personagens (e muitos outros), tornam a história credível e tri-dimensional. 
Recomendo vivamente este livro a todos os que adoram história e histórias que se centram na natureza humana.

 

  Escrito por GC

Apresentação: The Perks of Being a Librarian

Este é um blog onde pode ler algumas críticas a livros; biografias sobre os autores; críticas a filmes e outros aspectos que englobem este Mundo do Fantástico.
Nós somos duas raparigas que estudam Línguas, Literaturas e Culturas na Universidade de Lisboa, em Portugal, e decidimos partilhar as nossas opiniões sobre os livros que lemos. Vão ser criticados livros de todos os géneros, para todas as idades e interesses. Posto isto, pode não gostar de um livro, mas temos a certeza que vai adorar um outro, por isso continue a seguir-nos.
Claro que nós não vamos concordar em todas as críticas feitas e como se costuma dizer, Graças a Deus! Se todas as pessoas gostassem do mesmo... Que desorganização seria este mundo. Muito, muito pior do que o que é agora... Por isso vos pedimos para nos deixarem sempre a vossa opinião à cerca dos livros que criticamos. Nós ficaremos muito agradecidas se se mantiverem em contacto connosco, pelo que devem usar a secção de comentários em cada publicação feita! ;)

Resumo:Vasculhe o que quiser! No final da sua visita, nós organizamos tudo para as próximas visitas, por isso não se acanhe e visite The Perks of Being a Librarian [As Vantagens de Ser Bibliotecário]!